Cursos

head-cursos

CCM – CURSO DE CAPACITAÇÃO MINISTERIAL

 

O Curso

oficina cantoO CCM (Curso de Capacitação Ministerial) foi desenvolvido para dar ferramentas ou até mesmo aprimorá-las, aos Ministérios de Louvor que visam um crescimento tanto musical quanto ministerial.

Vemos a necessidade de que o ministro de louvor, seja ele instrumentista ou cantor, deve ser em primeiro lugar um adorador, tendo um estilo de vida que fundamente o que ele tem declarado enquanto esta no ofício do ministério ou em sua própria vida diária.

O CCM não esta vinculado a nenhuma denominação específica, dando assim a oportunidade de que qualquer Igreja Evangélica participe, visando assim a unidade do corpo de Cristo. Nosso desejo é ver homens e mulheres dando o seu melhor, discipulando a outros e acima de tudo, expandindo o Reino de Deus através da música.

 

Objetivo

Fomentar o desejo de servir a Deus com o melhor de seus talentos, ensinando princípios Bíblicos enquanto a adoração e serviço.

 

A quem se destina

A ministros de louvor e interessados em crescer no conhecimento da Palavra de Deus. Nossos primeiros módulos podem ser aplicados para toda a Igreja, onde ressaltamos pontos importantes enquanto ao Chamado de Deus para nós e também a ser um verdadeiro adorador.

 

Como Funciona

O CCM esta dividido em módulos, que são ministrados uma vez ao mês, com uma duração aproximada de duas horas. Não existe um limite mínimo ou máximo de participantes e com exceção do último módulo, poderá ser ministrado em qualquer lugar, seguindo as recomendações dadas.

 

Duração do CCM

O CCM tem uma duração entre oito a dez meses. Cada igreja pode ter uma necessidade diferente, alterando a duração do curso, principalmente quando tratamos da área musical. Isso pode ser tratado durante o curso.

 

Recursos Didáticos

Projetor multimídia, caixa de som para microfone e violão, DVD e um local apropriado para a ministração das aulas. Cada aluno deverá levar consigo sua Bíblia e um caderno para anotações.

 

Recomendações

Os módulos poderão ser ministrados no próprio templo ou em alguma sala que tenha espaço para a projeção do multimídia. Se for em alguma sala, também deve se providenciar a sonorização necessária. No caso do último módulo (prática de conjunto vocal e instrumental), pedimos pra que seja realizado no próprio templo, já que trabalharemos a parte musical.

 

Como agendar este curso para a sua Igreja

Os interessados deverão enviar um email para CONTATO já com possibilidades de datas pré-agendadas, ou também pelo telefone (35) 3714-0392 ou ( 35) 9223-1173.

 

Investimento

Cada módulo tem um valor de R$ 600,00 mais a despesa de transporte. Dependendo da distância, aconselhamos a realização de dois módulos no mesmo período, ficando um valor de R$ 1.100,00 no total (os dois módulos). Queremos frisar que cada CCM começado deverá ser concluído para que haja um melhor aproveitamento.

 

Cada Módulo tem seu Tema específico e é ministrado na seguinte ordem:

Muitos de nós, dentro da igreja, não entendemos qual é o nosso objetivo dentro do Reino de Deus e caminhando baseados simplesmente naquilo que mais gostamos de fazer, sem nos preocupar, em verdade, naquilo que Deus realmente quer de nós. Precisamos entender Seu desejo, para poder servi-lo com eficácia dentro do Reino de Deus. Você descobrirá o porquê da sua existência e também meios de como entender qual o seu chamado.
Em Jo 4: 23-24, Jesus nos chama a atenção dizendo que Deus esta procurando adoradores, e esta afirmação nos dá uma indicação de que pode ser que ele não tem encontrado em todos os lugares. Temos visto que em muitos Ministérios de Louvor, há uma falta de conhecimento Bíblico no que diz respeito à adoração, demonstrando assim que muitos são músicos e não adoradores. Se Deus esta buscando adoradores em Espírito e em Verdade, Ele também já nos dá outra indicação que isto não é um momento, mas sim um estilo de vida. Abordaremos adoração como algo prático na vida do Ministro de Louvor e de qualquer pessoa.
Temos visto a necessidade de muitas igrejas na estruturação de líderes eficazes. A realidade nos aponta que uma liderança não se forma em um curto período de tempo e este módulo serve para dar alguns passos iniciais enquanto à formação de uma liderança com um propósito definido. Abordamos temas como o propósito da liderança, a influencia do líder, analise de alguns pensamentos de grandes líderes da atualidade e outros temas afins. Este módulo se encaixa para qualquer pessoa que tem um desejo de trabalhar no corpo de Cristo. Pastores, líderes e interessados em crescer a serviço do reino de Deus podem fazer este módulo.
Para que qualquer banda musical possa ter êxito, é necessário que haja uma “aliança” entre eles, pois a música não é apenas o ajuntamento de músicos, mas sim de aliançados. A unidade é um projeto de Deus e esta deve ser a nossa meta como Ministros de Louvor. Entenderemos o que um Ministério aliançado pode produzir no Reino Espiritual.
Caráter é a soma total de todas as influências positivas ou negativas, aprendidas na vida de uma pessoa, ou seja, os traços da sua essência. O músico é um ser melancólico por natureza, persistindo hábitos e expressões que são refletidas na forma de “tocar”, muitas vezes se esquecendo de seguir a vontade do Senhor em detrimento da vontade humana.
O nosso caráter tem que ser cada dia transformado diante do perfeito caráter de Cristo. Nossa vida reflete muito daquilo que recebemos das escolas ou conservatórios de musica, onde a competição, inveja, ciúmes, que são características de um ego aflorado se refletem no momento da ministração na Casa de Deus. Muitas vezes não nos apercebemos disso e não tratamos desta área em nossas vidas. Todo cristão tem que ter um coração moldável para caminhar da forma que Cristo nos ensina.
Toda empresa busca um perfil de funcionário. Nós buscamos perfis de profissionais que atendam as nossas necessidades e quando olhamos para o Reino de Deus, a diferença é que Deus já nos deu as qualidades que precisamos para cumprir o projeto que Ele desenhou para nós. O Ministro de Louvor tem certas características que o distinguem de outros ministérios, não o fazendo maior do que outro, muito pelo contrário, dando maior responsabilidade. O Ministro de Louvor deve ser aberto para buscar estas características em sua vida, demonstrando assim, um desejo muito maior de servir a Deus e aos seus irmãos.
Abordaremos neste módulo, situações que compreendem a Ministração de Louvor, na parte ministerial; aspectos como presença de “palco” (como devemos nos portar diante da Igreja), escolha de cânticos, batalha espiritual e muitos outros assuntos pertinentes ao Ministério de Louvor.
Da mesma forma que abordamos no tópico anterior sobre profissionais que atendam as nossas necessidades, o músico deve saber que fazer o melhor pra Deus, exige um sacrifício e vontade para que a presença de Deus seja atraída. O Sl 33:3 nos diz – “Tangei com arte e com júblio”. Abordaremos os aspectos musicais que compreendem um bom conjunto musical, proporcionando prazer tanto ao que toca, como ao que escuta. Neste módulo, fazemos um “test-drive”, simulando um período de louvor dentro do culto, exatamente trabalhando as variantes que acontecem como problemas no som, expressão da congregação e etc.